Conceito de Empreendedorismo
Empreendedorismo é a capacidade e prontidão para desenvolver, organizar e administrar um empreendimento comercial, juntamente com quaisquer de suas incertezas para obter lucro. O exemplo mais proeminente de empreendedorismo é o início de novos negócios.
Na economia, o empreendedorismo ligado à terra, trabalho, recursos naturais e capital pode gerar lucro. A visão empreendedora é definida pela descoberta e pela tomada de riscos e é uma parte indispensável da capacidade de uma nação de ter sucesso em um mercado global em constante mudança e mais competitivo.
Significado de Empreendedor
O empreendedor é definido como alguém que tem a capacidade e o desejo de estabelecer, administrar e ter sucesso em um empreendimento inicial juntamente com o risco que lhe é conferido para obter lucros. O melhor exemplo de empreendedorismo é o início de um novo empreendimento. Os empreendedores muitas vezes são conhecidos como uma fonte de novas ideias ou inovadores, e trazem novas ideias para o mercado substituindo as antigas por uma nova invenção.
Pode ser classificado em pequenos negócios ou em casa para empresas multinacionais. Na economia, os lucros que um empresário obtém são uma combinação de terra, recursos naturais, trabalho e capital.
Em suma, quem tem vontade e determinação para abrir uma nova empresa e lidar com todos os riscos que a acompanham pode se tornar um Empreendedor.
Quais são os 4 tipos de empreendedorismo?
É classificado nos seguintes tipos:
Empreendedorismo para pequenas empresas-
Essas empresas são cabeleireiro, mercearia, agente de viagens, consultor, carpinteiro, encanador, eletricista, etc. Essas pessoas administram ou são proprietárias de seus próprios negócios e contratam parentes ou empregados locais. Para eles, o lucro seria capaz de alimentar sua família e não fazer 100 milhões de negócios ou assumir uma indústria. Eles financiam seus negócios tomando empréstimos para pequenas empresas ou empréstimos de amigos e familiares.
Empreendedorismo de startups escalável-
Este empreendedor iniciante começa um negócio sabendo que sua visão pode mudar o mundo. Eles atraem investidores que pensam e incentivam pessoas que pensam fora da caixa. A pesquisa se concentra em um negócio escalável e modelos experimentais, então, eles contratam os melhores e mais brilhantes funcionários. Eles exigem mais capital de risco para abastecer e apoiar seus projetos ou negócios.
Empreendedorismo de grande empresa-
Essas grandes empresas definiram o ciclo de vida. A maioria dessas empresas cresce e se sustenta oferecendo produtos novos e inovadores que giram em torno de seus produtos principais. A mudança na tecnologia, preferências do cliente, nova concorrência, etc., aumentam a pressão para que as grandes empresas criem um produto inovador e o vendam para o novo conjunto de clientes no novo mercado. Para lidar com as rápidas mudanças tecnológicas, as organizações existentes compram empresas de inovação ou tentam construir o produto internamente.
Empreendedorismo Social-
Esse tipo de empreendedorismo se concentra na produção de produtos e serviços que resolvam necessidades e problemas sociais. Seu único lema e objetivo é trabalhar pela sociedade e não lucrar.
Características do empreendedorismo:
Nem todos os empreendedores são bem-sucedidos; existem características definidas que tornam o empreendedorismo bem-sucedido. Alguns deles são mencionados abaixo:
Capacidade de assumir riscos – Iniciar qualquer novo empreendimento envolve uma quantidade considerável de risco de fracasso. Portanto, um empreendedor precisa ser corajoso e capaz de avaliar e assumir riscos, o que é essencial para ser empreendedor.
Inovação– Deve ser altamente inovador para gerar novas ideias, abrir uma empresa e lucrar com isso. Mudança pode ser o lançamento de um novo produto que é novo para o mercado ou um processo que faz a mesma coisa, mas de forma mais eficiente e econômica.
Qualidade Visionária e de Liderança – Para ter sucesso, o empreendedor deve ter uma visão clara do seu novo empreendimento. Porém, para transformar a ideia em realidade, muitos recursos e funcionários são necessários. Aqui, a qualidade da liderança é fundamental porque os líderes transmitem e orientam seus funcionários no caminho certo para o sucesso.
Mente aberta – em um negócio, cada circunstância pode ser uma oportunidade e usada em benefício de uma empresa. Por exemplo, Paytm reconheceu a gravidade da desmonetização e reconheceu que a necessidade de transações online seria maior, então utilizou a situação e se expandiu enormemente durante esse tempo.
Flexível– Um empreendedor deve ser flexível e aberto a mudanças de acordo com a situação. Para estar no topo, um empresário deve estar equipado para abraçar a mudança em um produto e serviço, como e quando necessário.
Conheça o seu produto – O proprietário de uma empresa deve conhecer as ofertas de produtos e também estar ciente das últimas tendências do mercado. É fundamental saber se o produto ou serviço disponível atende às demandas do mercado atual, ou se é hora de ajustá-lo um pouco. Ser capaz de ser responsável e alterar conforme necessário é uma parte vital do empreendedorismo.
Importância do Empreendedorismo:
Criação de Emprego – Empreendedorismo gera emprego. Ele fornece um emprego de nível básico, necessário para ganhar experiência e treinamento para trabalhadores não qualificados.
Inovação– É o polo de inovação que proporciona empreendimentos de novos produtos, mercado, tecnologia e qualidade de mercadorias, etc., e elevam o padrão de vida das pessoas.
Impacto na sociedade e no desenvolvimento da comunidade – Uma sociedade se torna maior se a base de empregos for grande e diversificada. Traz mudanças na sociedade e promove facilidades como maiores gastos com educação, melhor saneamento, menos favelas, maior nível de propriedade. Portanto, o empreendedorismo auxilia a organização para uma vida comunitária mais estável e de alta qualidade.
Aumentar o padrão de vida – o empreendedorismo ajuda a melhorar o padrão de vida de uma pessoa, aumentando a renda. O padrão de vida significa aumento no consumo de vários bens e serviços por uma família por um determinado período.
Oferece suporte à pesquisa e ao desenvolvimento – Novos produtos e serviços precisam ser pesquisados e testados antes do lançamento no mercado. Portanto, o empresário também dispensa financiamento para pesquisa e desenvolvimento com instituições de pesquisa e universidades. Isso promove a pesquisa, a construção geral e o desenvolvimento da economia.